SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1A posição do alvo na influência do movimento ocular em tarefas de pesquisa navegacional e informativaAtividade física, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portugueses índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


PsychTech & Health Journal

versão On-line ISSN 2184-1004

Resumo

COUTO, Célia Cristina Laranjeira. Caracterização do bem-estar psicológico, autoestima e depressão da população deficiente. PsychTech [online]. 2017, vol.1, n.1, pp.21-37.  Epub 29-Set-2021. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art3-2017.

O objetivo do presente estudo foi comparar por sexo, idade, tipo de incapacidade, tempo de incidência, duração da incapacidade, número de irmãos, prática de atividade física e a sua regularidade. As variáveis dependentes foram: bem-estar, autoestima e depressão em indivíduos com deficiência residentes no interior do norte de Portugal. A amostra consistiu em 36 indivíduos de ambos os sexos (19 homens: 17 mulheres) com idades compreendidas entre 18 e 54 anos. Os resultados mostraram que o bem-estar psicológico apresenta variações acentuadas de acordo com a duração da incapacidade (p = .02); Nível de atividade física na experiência negativa (p = .03); Para a faixa etária em afecções positivas (p = .04) e para o número de irmãos em afecções positivas (p = .03). Quanto à autoestima, não foram encontradas diferenças (p > .05). Várias diferenças foram encontradas no caso de presentes de depressão, nomeadamente: duração da deficiência ao nível da deficiência cognitiva (p = .03); Prática de atividade física ao nível da deficiência cognitiva (p = .01), afeta negativa (p = .05) e autoavaliação negativa (p = .01); Regularidade da atividade física ao nível da deficiência cognitiva (p = .01) e autoavaliação negativa (p = .02). Podemos concluir que, ao nível do bem-estar psicológico, a faixa etária, a duração da deficiência, a prática da atividade física e o número de irmãos apresentaram diferenças entre os grupos, mas não foram relacionadas ao sexo, ao tipo de deficiência, Tempo de incidência e regularidade da atividade.

Palavras-chave : deficiência; actividade física; exercício físico; bem-estar psicológico; auto-estima e depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )