Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
PsychTech & Health Journal
versão On-line ISSN 2184-1004
Resumo
SILVA, André Manuel et al. Atividade física, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portugueses. PsychTech [online]. 2017, vol.1, n.1, pp.38-49. Epub 29-Set-2021. ISSN 2184-1004. https://doi.org/10.26580/pthj.art4-2017.
A presente investigação teve com objectivo principal estudar as relações entre exercício físico, autoconceito e o aproveitamento escolar em estudantes do segundo e terceiro ciclos de escolaridade com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. Visa, ainda, constatar se os hábitos de exercício refletem as recomendações para a manutenção da saúde. A amostra foi constituída por 624 indivíduos (268 do sexo masculino, 354 do sexo feminino). Avaliou-se o autoconceito através do Self-Description Questionnaire II (SDQ-II) (Marsh, 1990; versão portuguesa de Gonçalves & Vasconcelos-Raposo, 2001) e o aproveitamento escolar foi quantificado a partir do número de reprovações na escola. De uma forma geral conclui-se que existe uma relação positiva entre autoconceito e exercício físico e uma correlação também positiva entre o autoconceito e aproveitamento escolar.
Palavras-chave : atividade física; exercício físico; autoconceito; aproveitamento escolar.