SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Internet, Physical Activity, Depression, Anxiety and StressHeart Rate, Electrodermic Activity and Player´s Experience with Virtual Games author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


PsychTech & Health Journal

On-line version ISSN 2184-1004

Abstract

VASCONCELOS-RAPOSO, J.; FERNANDES, Joana Filipa Almeida; NOBRE, Sara Cristina Azevedo  and  TEIXEIRA, Sónia Alexandra Gonçalves. Frequência Cardíaca, Atividade Eletrodérmica e Experiência Auto-Relatada em Jogos de Tiro, em Estudantes Universitários. PsychTech [online]. 2018, vol.2, n.1, pp.28-42.  Epub Sep 29, 2021. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art11-2018.

O objetivo desta investigação é comparar as medidas da Frequência Cardíaca (FC) e da Atividade Eletrodérmica (AED) durante o jogo Bullet Sorrow VR Demo e o jogo VR Shooter Guns Demo, na generalidade dos jogadores com as experiências vivenciadas e auto-relatadas por estes. Participaram neste estudo 20 estudantes universitários do sexo masculino [M = 22 anos, DP = 1.95]. Os instrumentos utilizados nesta investigação foram o NeXus-10, o Vive, o IPQ e ainda um questionário sociodemográfico. Como principal resultado verificou-se que existe um efeito nulo na comparação entre a FC do jogo Bullet Sorrow VR Demo e um efeito estatístico negativo pequeno entre a FC do jogo VR Shooter Guns Demo. Concluímos que não há efeitos significativos na relação entre as medidas psicofisiológicas e os dois jogos.

Keywords : realidade virtual; medidas psicofisiológicas; jogos de tiro; envolvimento; presença; realismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )