SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Internet, Actividade Física, Depressão, Ansiedade e StresseFrequência Cardíaca, Atividade Electrodérmica e a Experiência do Jogador em Jogos Virtuais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


PsychTech & Health Journal

versão On-line ISSN 2184-1004

Resumo

VASCONCELOS-RAPOSO, J.; FERNANDES, Joana Filipa Almeida; NOBRE, Sara Cristina Azevedo  e  TEIXEIRA, Sónia Alexandra Gonçalves. Frequência Cardíaca, Atividade Eletrodérmica e Experiência Auto-Relatada em Jogos de Tiro, em Estudantes Universitários. PsychTech [online]. 2018, vol.2, n.1, pp.28-42.  Epub 29-Set-2021. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art11-2018.

O objetivo desta investigação é comparar as medidas da Frequência Cardíaca (FC) e da Atividade Eletrodérmica (AED) durante o jogo Bullet Sorrow VR Demo e o jogo VR Shooter Guns Demo, na generalidade dos jogadores com as experiências vivenciadas e auto-relatadas por estes. Participaram neste estudo 20 estudantes universitários do sexo masculino [M = 22 anos, DP = 1.95]. Os instrumentos utilizados nesta investigação foram o NeXus-10, o Vive, o IPQ e ainda um questionário sociodemográfico. Como principal resultado verificou-se que existe um efeito nulo na comparação entre a FC do jogo Bullet Sorrow VR Demo e um efeito estatístico negativo pequeno entre a FC do jogo VR Shooter Guns Demo. Concluímos que não há efeitos significativos na relação entre as medidas psicofisiológicas e os dois jogos.

Palavras-chave : realidade virtual; medidas psicofisiológicas; jogos de tiro; envolvimento; presença; realismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )