SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Estudo sobre a comparação das perceções das distâncias espaciais: Realidade virtual versus ambiente realSintomatologia em mães de adolescentes: Comparação entre praticantes e não praticantes de actividade física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


PsychTech & Health Journal

versión On-line ISSN 2184-1004

Resumen

I, Ana; A, Fátima; S, Tatiana  y  VASCONCELOS-RAPOSO, José. Influência da atividade física nos sintomas depressivos de diabéticos e hipertensos. PsychTech [online]. 2019, vol.2, n.2, pp.27-38.  Epub 29-Sep-2021. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art15-2019.

A depressão é uma doença mental com uma elevada prevalência em doentes crónicos. Há evidências, na literatura, que a actividade física pode actuar como uma possível estratégia preventiva e terapêutica para os sintomas depressivos. O objectivo do nosso estudo foi investigar a relação existente entre actividade física e depressão num grupo de indivíduos com diabetes e hipertensão. Recolhemos uma amostra de 65 indivíduos, com idades compreendidas entre os 40 e os 94 anos, dos quais 41.5% são do sexo masculino. Os sintomas depressivos foram avaliados através do Patient Health Questionnaire-9. Não foi encontrada uma relação significativa entre actividade física e depressão. As mulheres apresentaram níveis depressivos mais elevados, cerca de duas vezes superiores aos homens. Verificámos, ainda, que quanto pior é a percepção de saúde maiores são os níveis de depressão.

Palabras clave : actividade física; depressão; diabetes; hipertensão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )