SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Psychological adjustment to acquired facial disfigurement: Personality characteristics, self-concept and satisfaction with social support - longitudinal studyCaregrief scale confirmatory factor analysis in a sample of portuguese caregivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


PsychTech & Health Journal

On-line version ISSN 2184-1004

Abstract

MACHADO, Ana; ALMEIDA, Ana; FONTE, Dina  and  SILVA, Virgínia. Influência do exercício físico na auto-estima e no índice de massa corporal. PsychTech [online]. 2019, vol.3, n.1, pp.19-29.  Epub Sep 29, 2021. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art18-2019.

O presente trabalho de investigação, teve como intuito abordar o estudo da interacção entre exercício físico, a obesidade e a auto-estima, tendo como objectivo perceber o modo como estas variáveis estão associadas. Para tal, recorremos a uma amostra de 382 participantes, 199 do sexo feminino e 183 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade. Tivemos também em conta as habilitações literárias e o estado civil. Com o objectivo de medirmos o exercício físico utilizámos o questionário Physical Activity Measure, para avaliarmos a obesidade utilizamos o Índice de Massa Corporal e para a variável da auto-estima foi utilizada a Escala de Rosenberg. Os resultados indicam que não existe uma correlação significativa entre o exercício físico e a auto-estima e entre o exercício físico e o IMC, com valores de correlação de -.011e de .006, respectivamente. Como os valores das correlações não são estatisticamente significativos, chegamos à conclusão que os resultados não confirmam os estudos anteriores.

Keywords : exercício físico; auto-estima; IMC.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )