SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Caregrief scale confirmatory factor analysis in a sample of portuguese caregivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


PsychTech & Health Journal

On-line version ISSN 2184-1004

Abstract

MARTINS, Edith; BORGES, Diana; FERREIRA, Marco  and  MANO, Miriam. Motivações para a prática e não prática desportiva. PsychTech [online]. 2019, vol.3, n.1, pp.43-55.  Epub Sep 29, 2021. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art20-2019.

Este estudo tem por objectivo conhecer as motivações que levam os indivíduos à prática e não prática desportiva. A amostra foi constituída por 186 indivíduos sendo 100 do sexo feminino e 86 do sexo masculino com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos de idade. Foram aplicados como instrumentos: o Questionário de Motivação para as Actividades Desportivas - QMAD e o Inquérito de Motivações para a Ausência de Actividade Desportiva - IMAAD. Os resultados indicaram que existem diferenças entre sexos no que se refere aos motivos para a prática e não prática desportiva. Os motivos mais importantes para a prática foram “estar em boa condição física”, “fazer exercício” e “manter a forma” e os menos importantes foram “ser conhecido”, “ter a sensação de ser importante” e “ pretexto para sair de casa”. Os motivos mais importantes para a não prática foram “ falta de hábitos desportivos”, “por preguiça” e “falta de interesse, de vontade”.

Keywords : motivação; prática desportiva; jovens; adolescentes; motivation; sport practice; youngsters; adolescents.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )