SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Actividade físico-desportivas, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portugueses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


PsychTech & Health Journal

versión On-line ISSN 2184-1004

Resumen

PINTO, Mário et al. Perfeccionismo e actividade física em adolescentes. PsychTech [online]. 2020, vol.3, n.2, pp.3-14.  Epub 29-Sep-2021. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art21-2020.

O presente estudo visou comparar jovens por sexo, nível de actividade física e fase da adolescência em função dos níveis de perfeccionismo. A amostra foi constituída por 184 indivíduos (96 do sexo feminino) com idades entre os 11 e os 17 anos residentes na região do interior norte Portugal. Foi utilizada a forma Júnior da Escala de Auto-apresentação de Perfeccionismo (PSPS-Jr.). O estudo evidenciou diferenças por níveis de actividade física, grupo etário e sexo. Face aos resultados poderemos concluir que os muito activos pontuam mais alto nas três subescalas do perfeccionismo, que os adolescentes mais jovens se diferenciam na subescala autopromoção e na não-verbalização. As comparações por sexo evidenciam que os indivíduos do sexo masculino apresentam valores mais altos todos os parâmetros avaliados.

Palabras clave : perfeccionismo; actividade física; autopromoção; não-demonstração; não-verbalização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )