SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Actividade físico-desportivas, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portuguesesBarreiras para a prática de exercício físico em adultos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


PsychTech & Health Journal

versão On-line ISSN 2184-1004

Resumo

CARVALHO, Rute; SOARES, Diana; MOREIRA, Joana  e  TEMUDO, Lia. Motivação para a prática e não prática de exercício físico: Estudo comparativo. PsychTech [online]. 2020, vol.3, n.2, pp.29-38.  Epub 29-Set-2021. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art23-2020.

O principal objectivo deste estudo consistiu em conhecer os motivos que levam as pessoas à prática e à não-prática de exercício físico. A amostra foi constituída por 185 indivíduos, 79 eram do sexo masculino e 106 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 75 anos (M = 29.45; DP = 13.55). A motivação para a prática do exercício físico foi avaliada com base no questionário QMAD. Através do questionário IMAAD (Pereira & Vasconcelos-Raposo, 1997), foi possível avaliar a motivação para a não-prática de exercício físico. Os resultados evidenciaram que para os não-praticantes de exercício físico, o motivo mais importante para a prática é “fazer exercício”, já para os praticantes o factor mais relevante é “estar em boa condição física”. O motivo mais importante para não praticar entre os não-praticantes de exercício físico, foi “por preguiça”, seguido de “falta hábitos desportivos” quer para praticantes e não-praticantes de exercício físico.

Palavras-chave : exercício físico; motivação; níveis de prática de exercício.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )