SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Ansiedade pré-competitivas em basquetebolistas da selecção nacional de sub-16Realidade virtual e hostilidade: Poderá a realidade virtual reduzir a hostilidade? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


PsychTech & Health Journal

versión On-line ISSN 2184-1004

Resumen

FERREIRA, Ana B.; CARDOSO, Cátia E.; SAMOES, Joana I.  y  LEITE, Ângela. Reconhecimento de emoções em rostos e comportamento ocular na ansiedade social: Um estudo sobre eye-tracking. PsychTech [online]. 2020, vol.4, n.1, pp.10-31.  Epub 29-Sep-2021. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art26-2020.

O eye-tracking é um sistema de rastreamento ocular, através do qual é possível estudar o reconhecimento emocional de sujeitos diagnosticados com ansiedade social. Dada a importância das expressões faciais e o seu reconhecimento, o objectivo deste estudo foi o de investigar o reconhecimento de emoções em rostos bem como o comportamento ocular em sujeitos com ansiedade social, recorrendo à tecnologia eye-tracking, para compreender se indivíduos com elevada ansiedade social revelavam padrões atencionais diferentes dos sujeitos com baixa ou sem ansiedade social. Para o efeito, realizou-se uma revisão sistemática, da qual resultaram 20 artigos. No que diz respeito aos principais resultados encontrados, verificou-se que os padrões oculares concentram-se sobretudo na região ocular quando os participantes estão na presença de emoções consideradas negativas, enquanto que perante emoções positivas se observam padrões oculares direccionados para a região da boca. Relativamente aos processos atencionais na ansiedade social, aquilo que é comummente observado na literatura é um efeito de hipervigilância inicial e evitamento posterior, especialmente no caso de expressões faciais negativas como a raiva. Contudo, a presente revisão evidenciou discordância entre os investigadores. Conclui-se que, em geral, os sistemas eye-tracking apresentam-se vantajosos ao nível do rastreamento ocular, com aplicabilidade em populações subclínicas e clínicas, como a ansiedade social.

Palabras clave : ansiedade social; expressões faciais emocionais; Eye-tracking; reconhecimento emocional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )