SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Utilização da realidade virtual na indução de estados afetivos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


PsychTech & Health Journal

versão On-line ISSN 2184-1004

Resumo

LIMA, Ana  e  BELEZA, Anabela. Relação entre a prática de actividade física e depressão em estudantes universitários. PsychTech [online]. 2021, vol.4, n.2, pp.3-11.  Epub 29-Set-2021. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art29-2021.

Os objectivos deste estudo foi comparar por sexo, prática e frequência de actividade física ao nível da depressão global. A amostra deste estudo foi constituída por 183 indivíduos, sendo 38,3% do sexo masculino e 61,7% do sexo feminino. Os resultados indicam que são os homens quem mais pratica, com maior frequência e com sessões mais longas de actividade. Constatou-se a existência de efeitos significativos nas comparações por sexo ao nível da depressão global e na dimensão afectivo-somática, assim como há diferenças significativas entre sexos quanto à prática de actividade física e na depressão. Posto isto, concluímos que os homens praticam mais do que as mulheres, e elas tendem a apresentar valores de depressão superiores. As mulheres apresentam níveis mais elevados de depressão em todas as suas dimensões e de forma significativa na dimensão afectivo-somática.

Palavras-chave : actividade física; depressão; BDI.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )