SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Propriedades psicométricas da Philadelphia Mindfulness Scale considerando fumadores e não fumadores portugueses índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


PsychTech & Health Journal

versão On-line ISSN 2184-1004

Resumo

TEIXEIRA, Carla M.; RODRIGUES, Paula  e  PINTO, Mário. A influência da atividade física nos índices de positividade e orientação de vida no idoso. PsychTech [online]. 2021, vol.5, n.1, pp.54-64.  Epub 29-Set-2021. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art36-2021.

O objetivo geral deste estudo foi comparar os níveis de atividade física com os níveis de Positividade e de Orientação de Vida nos idosos. A amostra foi constituída por 204 idosos com idades compreendidas entre os 61 e os 98 anos (M = 73,4; DP = 8,42). Para os propósitos do presente estudo utilizamos o Escala de Positividade e Teste de Orientação de vida. Os dados foram recolhidos em diversas instituições e residências. A descrição da amostra foi realizada através das medidas de tendência central e de dispersão. Foi realizado o teste de Kolmogorov Smirnov, os testes não paramétricos de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis, testes de comparações múltiplas e o coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados obtidos demonstram uma relação positiva entre atividade física e as variáveis dependentes Positividade e Orientação de Vida. Face aos resultados concluímos que a atividade física promove benefícios para o idoso idoso, nomeadamente ao nível do ganho da saúde física, bem-estar psicológico, positividade e orientação de vida.

Palavras-chave : atividade física; positividade; orientação de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )