SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Comparison between the direct determination of VO2 max and the indirect determination of VO2 max by the polar device V800 in recreational runnersCommon neuropsychological assessment measures as performance indicators in neuropsychological rehabilitation: An exploratory correlational study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


PsychTech & Health Journal

On-line version ISSN 2184-1004

Abstract

MEDEIROS, Raquel; RELVA, Inês  and  FERNANDES, Otília. Funcionamento familiar e a sua relação com a regulação emocional na adolescência. PsychTech [online]. 2022, vol.5, n.2, pp.11-29.  Epub Feb 24, 2022. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art38-2022.

A forma como uma família funciona pode influenciar o modo como os adolescentes regulam as suas próprias emoções. Assim, este estudo visa analisar a relação entre o funcionamento familiar e a regulação emocional na adolescência. A amostra foi constituída por 625 adolescentes de ambos os sexos (entre os 15 e os 20 anos de idade). Os resultados revelaram que os adolescentes do ensino profissional e do sexo masculino percecionam pior comunicação na família e maiores dificuldades familiares, e, genericamente, os adolescentes do sexo masculino percecionam maiores dificuldades na regulação emocional do que os adolescentes do sexo feminino. Os resultados sugerem, ainda, um efeito preditor entre o funcionamento familiar e a regulação emocional na adolescência. Parece, pois, necessário trabalhar com as famílias e adolescentes, com o objetivo de incrementar competências, e deste modo melhorar a sua regulação emocional. Este estudo assume relevância, pelas potenciais implicações para a intervenção com adolescentes e suas famílias.

Keywords : funcionamento familiar; DERS; regulação emocional; SCORE-15.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )