SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Comparação entre a determinação direta do VO2 máximo e a determinação indireta do VO2 máximo pelo dispositivo polar V800 de corredores recreacionaisMedidas de avaliação neuropsicológica e indicadores de sucesso na reabilitação neuropsicológica: Um estudo correlacional exploratório índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


PsychTech & Health Journal

versão On-line ISSN 2184-1004

Resumo

MEDEIROS, Raquel; RELVA, Inês  e  FERNANDES, Otília. Funcionamento familiar e a sua relação com a regulação emocional na adolescência. PsychTech [online]. 2022, vol.5, n.2, pp.11-29.  Epub 24-Fev-2022. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art38-2022.

A forma como uma família funciona pode influenciar o modo como os adolescentes regulam as suas próprias emoções. Assim, este estudo visa analisar a relação entre o funcionamento familiar e a regulação emocional na adolescência. A amostra foi constituída por 625 adolescentes de ambos os sexos (entre os 15 e os 20 anos de idade). Os resultados revelaram que os adolescentes do ensino profissional e do sexo masculino percecionam pior comunicação na família e maiores dificuldades familiares, e, genericamente, os adolescentes do sexo masculino percecionam maiores dificuldades na regulação emocional do que os adolescentes do sexo feminino. Os resultados sugerem, ainda, um efeito preditor entre o funcionamento familiar e a regulação emocional na adolescência. Parece, pois, necessário trabalhar com as famílias e adolescentes, com o objetivo de incrementar competências, e deste modo melhorar a sua regulação emocional. Este estudo assume relevância, pelas potenciais implicações para a intervenção com adolescentes e suas famílias.

Palavras-chave : funcionamento familiar; DERS; regulação emocional; SCORE-15.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )