SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Impacto da Covid-19 na Morbimortalidade da Tuberculose no Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


PsychTech & Health Journal

versão On-line ISSN 2184-1004

Resumo

FOGEL, Joshua  e  CAI, Ethan. Atitudes do consumidor sobre o uso de dispositivos Far-UVC em lojas para mitigar a transmissão do COVID-19. PsychTech [online]. 2023, vol.6, n.2, pp.3-17.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art46-2023.

A transmissão do COVID-19 ocorre principalmente por via aérea. Os dispositivos Far-UVC podem inativar o vírus e são relatados como seguros para uso enquanto as pessoas estão presentes. A amostra consistiu de estudantes universitários (n = 1.085) e foram questionados sobre as intenções e forma de compra: se preferem comprar e pagar até 5% a mais e se recomendariam lojas que usam um dispositivo Far-UVC. As variáveis preditoras foram os dados demográficos, COVID-19, difusão da teoria da inovação, tomada de riscos e consideração de consequências imediatas e futuras. Os resultados evidenciam que conhecer alguém que teve COVID-19 estava positivamente associado a recomendar lojas, e conhecer alguém que morreu de COVID-19 está positivamente associado à intenção de comprar em lojas que usam um dispositivo Far-UVC. Usar máscara dentro de uma loja está positivamente associado à intenção de comprar em lojas com Far-UVC, preferir comprar e recomendar lojas e usar máscara em uma rua movimentada está positivamente associado a pagar até 5% a mais nas lojas. A difusão das variáveis de inovação de vantagem relativa, compatibilidade, complexidade, experimentação e observação foram associadas positivamente com a intenção de comprar, preferir comprar, pagar até 5% a mais e recomendar lojas com Far-UVC. A tomada de riscos em saúde foi negativamente associada a pagar até 5% a mais nas lojas e a tomada de riscos recreativos foi positivamente associada à intenção de fazer compras nas lojas. A consideração de consequências imediatas foi associada positivamente com pagar até 5% a mais nas lojas, enquanto não houve associação para consideração de consequências futuras. Em conclusão, o marketing para consumidores de grupos interessados em dispositivos UVC distantes pode ser benéfico para as lojas.

Palavras-chave : COVID-19; raios ultravioleta; comportamento do consumidor; difusão da inovação; máscaras; tomada de riscos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )