SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Impacto da Covid-19 na Morbimortalidade da Tuberculose no BrasilFatores associados ao estilo de vida em Agentes Comunitários de Saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


PsychTech & Health Journal

versão On-line ISSN 2184-1004

Resumo

DACA, Timoteo Salvador; MATSOLO, Armenio  e  PESSULA, Pedro. Educação Física em tempo de COVID-19 em Moçambique: Perspectiva de leccionação no retorno da disciplina a escola. PsychTech [online]. 2023, vol.6, n.2, pp.29-40.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art48-2023.

A Educação Física (EF) em Moçambique, a semelhança dos outros países, esteve suspensa do ambiente escolar por mais de um ano, devido a COVID-19, decisão justificada pela necessidade de (1) evitar o contacto físico (2) redução do tempo de permanecia dos alunos na escolar e (3) conter a contaminação do SARS-CoV2. O retorno da EF escolar carece de evidências científicas consistentes. Neste sentido, definimos como objectivo deste estudo perspetivar a leccionação das aulas de EF em Moçambique atendendo as medidas de higiene e de prevenção contra a contaminação da COVID-19, de acordo com a opinião dos palestrantes/professores moçambicanos. Método: participaram no webinar de auscultação, 5 professores selecionados por conveniência e por ter (1) nível superior de escolaridade; (2) leccionado EF num dos sistemas de ensino (3) mais de 15 anos de experiência profissional; (4) trabalhado em processos de reforma curricular da EF e (5) continuado activo no sistema de formação e ensino da EF. Todos os palestrantes/professores tiveram acesso a duas questões prévias com 30 dias de antecedência. A informação foi gravada em áudio, no dia do evento, depois transcrita por dois investigadores-ouvintes para consensos e a posterior confirmada pelos próprios palestrantes/professores. Os resultados indicaram que há imperativo da (1) reforma curricular e mudança das abordagens dos conteúdos da EF; (2) planificação rigorosa das aulas em circuitos e uso do modelo híbrido; (3) capacitar os professores e alunos no uso das TICs; (4) cumprir com as medidas de higiene e de prevenção nas aulas EF; (5) reduzir o número dos alunos nas turmas de EF, (6) rever a carga horária dos professores de EF e (7) criar condições materiais de trabalho.

Palavras-chave : educação física; COVID-19; higiene; prevenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )