SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Cuidados paliativos em instituições de ensino superior: Um desafio promissor índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


PsychTech & Health Journal

versão On-line ISSN 2184-1004

Resumo

MELO, Lilian de Souza et al. Desvantagem vocal e associação com inatividade física e insatisfação no trabalho entre professores. PsychTech [online]. 2023, vol.7, n.1, pp.3-12.  Epub 30-Set-2023. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art53-2023.

O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre desvantagem vocal e variáveis inatividade física e insatisfação no trabalho entre professores da rede pública de Minas Gerais, Brasil. Trata-se de estudo epidemiológico, transversal do tipo websurvey. Participaram do estudo 1782 professores. A coleta de dados ocorreu entre 26 de outubro e 31 de dezembro de 2021. A variável desfecho foi o Índice de Desvantagem Vocal 10 (IDV-10) que possibilita quantificar a percepção do indivíduo sobre sua alteração vocal. Quanto maior o resultado, maior a desvantagem vocal percebida pelo sujeito. Além dos aspectos sociodemográficos e ocupacionais, foi avaliada a atividade física pelo Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), em sua forma curta e a satisfação no trabalho por meio da pergunta já validada: “Você está satisfeito com o seu trabalho?”. A análise estatística multivariada foi a regressão de Poisson com variância robusta. A desvantagem vocal esteve presente em 20.2% dos professores e apresentou associação com o sexo feminino (RP = 1.32; IC95%: 1.03-1.70) o tempo de docência (RP = 1.26; IC95%: 1.26-1.04), a insatisfação no trabalho (RP = 1.96; IC95%: 1.59-2.42) e a inatividade física (RP = 1.24; IC95%: 1.00-1.52). No estudo realizado no início do retorno dos professores às aulas presenciais verificou que um quinto referiu percepção de desvantagem vocal apontando para a necessidade de maior atenção ao ambiente de trabalho e sobre a importância da atividade física para a saúde da voz.

Palavras-chave : professores escolares; voz; disfonia; inatividade física; satisfação no trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )