SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Comparação das Internações e dos Óbitos por Leishmaniose Visceral, Leishmaniose Cutânea e Leishmaniose Mucocutânea por Macrorregiões BrasileirasCovid-19 em pediatria: Perfil epidemiológico dos casos suspeitos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


PsychTech & Health Journal

versão On-line ISSN 2184-1004

Resumo

PINHEIRO, Fabrício Xavier de Oliveira et al. Perfil epidemiológico da leishmaniose tegumentar e visceral no município de montes claros. PsychTech [online]. 2023, vol.7, n.1, pp.51-58.  Epub 30-Set-2023. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art58-2023.

O objetivo deste estudo é descrever o perfil epidemiológico da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e da Leishmaniose Visceral (LV) na população do município de Montes Claros/MG no período de 2016 a 2020. Quanto ao método, trata-se de um estudo com base em recolha documental e quantitativo realizado a partir do banco de dados eletrônico do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN). Os principais resultados evidenciaram registradas 457 notificações, sendo 328 casos de LTA e 129 casos de LV. O perfil do público acometido em ambas as doenças foi principalmente do sexo masculino, faixa etária de 20 a 59 anos, que possuem ensino fundamental incompleto e declaradas pardas. Os dados permitem concluir que a LTA apresenta um constante aumento no número de casos, mas a LV vem reduzindo a sua incidência. Assim, torna-se necessário reforçar e ampliar as políticas de controle da doença uma vez que se trata de uma região historicamente endêmica e que vem apresentando elevado número de casos nos últimos anos.

Palavras-chave : Leishmaniose cutânea; Leishmaniose visceral; perfil de saúde; doenças endêmicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )