SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Perfil epidemiológico da leishmaniose tegumentar e visceral no município de montes clarosInternações por diabetes na região norte de minas gerais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


PsychTech & Health Journal

versão On-line ISSN 2184-1004

Resumo

ZACARIAS, Khétene Joyce de Freitas et al. Covid-19 em pediatria: Perfil epidemiológico dos casos suspeitos. PsychTech [online]. 2023, vol.7, n.1, pp.59-66.  Epub 30-Set-2023. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art59-2023.

Frente ao impacto na saúde pública que a Covid-19 tem causado em todo o mundo, reforçando a necessidade do desenvolvimento de pesquisas voltadas para os pacientes pediátricos afetados pela Covid-19, este estudo tem como objetivo: identificar o perfil epidemiológico dos casos suspeitos de Covid-19 de crianças internadas em um hospital universitário de Minas Gerais. Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo, transversal, realizado na pediatria de um hospital universitário de Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados entre o período de julho de 2020 a dezembro de 2021. Para a coleta de dados consistiu nas variáveis: sexo, idade, raça, manifestação clínica, condição preexistente, uso de oxigenoterapia, tempo médio de internação e coeficiente de mortalidade. Os dados foram organizados em tabelas e analisados com base em frequências absolutas e percentuais. Dentre as 268 crianças inclusas, 14 (5.22%) foram diagnosticadas com presença de antígenos do vírus SARS-CoV-2. Os resultados permitem concluir que houve maior prevalência da faixa etária 0 a 2 anos (53.36%), do sexo masculino (57.47%) e da raça/cor parda (68.65%). As principais manifestações clínicas apresentadas foram os sintomas respiratórios, febre e sintomas gastrointestinais, apresentando uma média de internação de 6.5 dias. Verificou -se que 20.52% apresentaram alguma condição de saúde preexistente e 58.12% usaram algum tipo de oxigenoterapia. A produção de dados sobre a Covid-19 em população pediátrica hospitalizada poderá contribuir para melhor entendimento da doença, e para uma observação eficaz e melhor compreensão por parte dos profissionais de saúde, visando ao diagnóstico precoce, tratamento adequado e conhecimento de aspectos importantes da doença.

Palavras-chave : pediatria; Covid-19; saúde da criança; perfil epidemiológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )