SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Internações por diabetes na região norte de minas gerais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


PsychTech & Health Journal

versão On-line ISSN 2184-1004

Resumo

SOUZA, Giulia Pacheco et al. Influência de fatores sociodemográficos sobre comportamento sedentário em adolescentes. PsychTech [online]. 2023, vol.7, n.1, pp.79-88.  Epub 30-Set-2023. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art61-2023.

Esse estudo teve por objetivo estimar a prevalência do Comportamento Sedentário e sua associação com fatores sociodemográficos, Constipação Intestinal e hábitos alimentares. Para tal, foi realizado um estudo transversal e analítico, desenvolvido com adolescentes do 6° ao 9° anos das escolas públicas municipais da cidade de Montes Claros-MG, Brasil. Foram utilizados questionários que abordavam fatores sociodemográficos, sintomas gastrointestinais pediátricos (Questionário Roma III) e hábitos alimentares (VIGITEL). Os dados foram tratados no programa Statistical Package for the Social Science versão 22.0 por meio de análise descritiva das variáveis e do teste qui-quadrado. Participaram 880 adolescentes. 16.7% ultrapassavam 5 horas diárias com adoção do Comportamento Sedentário, sendo a maior prevalência encontrada no sexo feminino (51.93%), e faixa etária de 13 a 19 anos (60.11%). 15% dos entrevistados eram constipados. Ao comparar o Comportamento Sedentário com o perfil sociodemográfico, percebe-se que os meninos adolescentes eram mais sedentários (p = .02) e aos adolescentes com maior idade (p = .01). Concluindo, verificou-se baixa prevalência de Comportamento Sedentário, e as associações referiram a fatores sociodemográficos. No entanto, considerando a população estudada e os prejuízos advindos do Comportamento Sedentário para a saúde dos adolescentes, esses resultados são importantes para auxiliar no rastreamento desse distúrbio.

Palavras-chave : adolescente; comportamento sedentário; constipação intestinal; comportamento alimentar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )