SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue8"Who Wants to Be Erased?" Images of Women in History Textbooks in Mozambican EducationRepetitions of Violence in the Works of Vitória Cribb and Welket Bungué author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Vista. Revista de Cultura Visual

On-line version ISSN 2184-1284

Abstract

BOTELHO, Cláudia M.  and  MARTINS, Moisés de Lemos. “De Repente, a Esperança”: Análise Semiótica de uma Capa da Revista Noticiosa The Economist. Vista [online]. 2021, n.8, e021011.  Epub May 01, 2023. ISSN 2184-1284.  https://doi.org/10.21814/vista.3522.

Propomo-nos fazer a análise semiótica da capa da revista noticiosa The Economist, de novembro de 2020, intitulada “Suddenly, Hope” (De Repente, a Esperança). Sendo este o nosso objetivo, partimos da conceção triádica do signo, de inspiração peirceana (Peirce, 1960), assim como da demonstração, realizada por Saussure (1916/2006), de que cada signo está vinculado à estrutura que significante e significado compõem, pelo que estas dimensões não podem ser consideradas isoladamente. Mas o ponto de vista que privilegiámos é o de que a produção de sentido ocorre sempre em condições concretas de tempo, espaço e interlocução. Sendo este o ponto de partida para a análise, identificámos a cor da imagem retratada na capa do The Economist como o principalelemento de análise. Foi Goethe (1810/1840) quem apresentou a cor como o principal elemento da perceção humana, com capacidade para induzir um efeito significativo na alma do recetor da mensagem, ou seja, no interpretante, para utilizarmos a conceção do signo, proposta por Peirce (1960). A análise da imagem presente na capa do The Economist remete para o contexto social atual de pandemia, causada pelo vírus SARS-CoV-2. A imagem de capa do The Economist conduz-nos, ainda, à teoria da liminaridade, de Victor Turner (1969/1974). Essa sugestão decorre da ideia formulada, no sentido de a sociedade atravessar o túnel, como quem empreende um rito de passagem para uma sociedade melhor.

Keywords : capa de revista; imagem; semiótica da cor; teoria do signo; The Economist.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )