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Revista de Investigação & Inovação em Saúde
versión impresa ISSN 2184-1578versión On-line ISSN 2184-3791
Resumen
NOVAIS, Sónia; ALVES, Maria; PINHO, Ana y BALTAREJO, Viviana. Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes. RIIS [online]. 2020, vol.3, n.1, pp.17-30. Epub 30-Jun-2020. ISSN 2184-1578. https://doi.org/10.37914/riis.v3i1.77.
Enquadramento:
a prática simulada é uma estratégia pedagógica que estimula a tomada de decisão em casos clínicos. A sua implementação decorre por etapas, sendo o briefing a primeira.
Objetivo
compreender a representação do briefing para os estudantes e docentes envolvidos nas aulas de prática simulada do curso de licenciatura em Enfermagem.
Metodologia:
estudo qualitativo e descritivo orientado pela teoria das representações sociais. Participaram 37 estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem, que se encontravam inscritos em unidades curriculares que recorriam à metodologia de prática simulada e os 7 docentes das mesmas unidades curriculares. A recolha de dados foi realizada através de um questionário que continha um Teste de Associação Livre de Palavras. A analise de dados foi realizada através do software IRAMUTEQ.
Resultados:
os estudantes representam o briefing valorizando o domínio cognitivo, mas salientando igualmente o domínio afetivo. Os docentes valorizam a preparação dos cenários com o objetivo de alargar o horizonte dos estudantes, procurando aumentar o conhecimento e a experiência através do estabelecimento de objetivos de aprendizagem.
Conclusão:
considerando os objetivos da prática simulada, o briefing é representado como uma etapa promotora do conhecimento, das aprendizagens e das competências, mas também gerador de emoções.
Palabras clave : briefing; prática simulada; enfermagem.