SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1COVimpact: pandemia de COVID-19 entre estudiantes de educación superior en saludContención mecánica: percepción de los Enfermeros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versión impresa ISSN 2184-1578versión On-line ISSN 2184-3791

Resumen

NOVAIS, Sónia; ALVES, Maria; PINHO, Ana  y  BALTAREJO, Viviana. Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes. RIIS [online]. 2020, vol.3, n.1, pp.17-30.  Epub 30-Jun-2020. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v3i1.77.

Enquadramento:

a prática simulada é uma estratégia pedagógica que estimula a tomada de decisão em casos clínicos. A sua implementação decorre por etapas, sendo o briefing a primeira.

Objetivo

compreender a representação do briefing para os estudantes e docentes envolvidos nas aulas de prática simulada do curso de licenciatura em Enfermagem.

Metodologia:

estudo qualitativo e descritivo orientado pela teoria das representações sociais. Participaram 37 estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem, que se encontravam inscritos em unidades curriculares que recorriam à metodologia de prática simulada e os 7 docentes das mesmas unidades curriculares. A recolha de dados foi realizada através de um questionário que continha um Teste de Associação Livre de Palavras. A analise de dados foi realizada através do software IRAMUTEQ.

Resultados:

os estudantes representam o briefing valorizando o domínio cognitivo, mas salientando igualmente o domínio afetivo. Os docentes valorizam a preparação dos cenários com o objetivo de alargar o horizonte dos estudantes, procurando aumentar o conhecimento e a experiência através do estabelecimento de objetivos de aprendizagem.

Conclusão:

considerando os objetivos da prática simulada, o briefing é representado como uma etapa promotora do conhecimento, das aprendizagens e das competências, mas também gerador de emoções.

Palabras clave : briefing; prática simulada; enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )