SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Domestic violence against women: knowledge, attitudes and barriers of family nursesPromotion of physical activity in a higher education institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

Print version ISSN 2184-1578On-line version ISSN 2184-3791

Abstract

SOUSA, Liliana et al. Inteligência emocional do enfermeiro na abordagem ao doente crítico: estudo qualitativo. RIIS [online]. 2020, vol.3, n.2, pp.39-48.  Epub Dec 31, 2020. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v3i2.97.

Enquadramento:

a inteligência emocional (IE) é o conjunto de capacidades do indivíduo para identificar, gerir e entender as suas próprias emoções e de se auto motivar perante situações constrangedoras e geradoras de conflitos. Reflete as atitudes e comportamentos do profissional perante diferentes contextos tendo impacte na qualidade da sua atuação.

Objetivos:

descrever a IE dos enfermeiros na área do cuidado ao doente crítico e identificar as estratégias comportamentais utilizadas pelos mesmos.

Metodologia:

estudo qualitativo, descritivo e exploratório. A recolha de dados foi realizada através de um focus group com 8 enfermeiros peritos no cuidado ao doente crítico.

Resultados:

emergiram 6 categorias relativas à IE dos enfermeiros na área do cuidado ao doente crítico: profissionalismo, relações interpessoais, organização do serviço, partilha de emoções, gestão do trabalho e autocontrolo emocional.

Conclusão:

como estratégias utilizadas identificou-se a partilha de emoções entre pares, a gestão do tempo para debater as situações existentes durante o horário laboral, a capacidade de autocontrolo emocional, a adaptabilidade ao meio e a forma como se estabelece a relação com o cliente.

Keywords : inteligência emocional; enfermeiras e enfermeiros; cuidados críticos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )