SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Violência doméstica contra as mulheres: conhecimentos, atitudes e barreiras do enfermeiro de famíliaPromoção da atividade física numa instituição de ensino superior índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

SOUSA, Liliana et al. Inteligência emocional do enfermeiro na abordagem ao doente crítico: estudo qualitativo. RIIS [online]. 2020, vol.3, n.2, pp.39-48.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v3i2.97.

Enquadramento:

a inteligência emocional (IE) é o conjunto de capacidades do indivíduo para identificar, gerir e entender as suas próprias emoções e de se auto motivar perante situações constrangedoras e geradoras de conflitos. Reflete as atitudes e comportamentos do profissional perante diferentes contextos tendo impacte na qualidade da sua atuação.

Objetivos:

descrever a IE dos enfermeiros na área do cuidado ao doente crítico e identificar as estratégias comportamentais utilizadas pelos mesmos.

Metodologia:

estudo qualitativo, descritivo e exploratório. A recolha de dados foi realizada através de um focus group com 8 enfermeiros peritos no cuidado ao doente crítico.

Resultados:

emergiram 6 categorias relativas à IE dos enfermeiros na área do cuidado ao doente crítico: profissionalismo, relações interpessoais, organização do serviço, partilha de emoções, gestão do trabalho e autocontrolo emocional.

Conclusão:

como estratégias utilizadas identificou-se a partilha de emoções entre pares, a gestão do tempo para debater as situações existentes durante o horário laboral, a capacidade de autocontrolo emocional, a adaptabilidade ao meio e a forma como se estabelece a relação com o cliente.

Palavras-chave : inteligência emocional; enfermeiras e enfermeiros; cuidados críticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )