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Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versión impresa ISSN 2184-1578versión On-line ISSN 2184-3791

Resumen

QUESADO, Ana et al. Promoção da atividade física numa instituição de ensino superior. RIIS [online]. 2020, vol.3, n.2, pp.49-60.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v3i2.91.

Enquadramento:

apesar da prática regular de atividade física influenciar positivamente a saúde emocional e física dos estudantes do ensino superior, a prevalência de inactividade física é elevada.

Objetivos:

realizar diagnóstico de situação relativamente à atividade física da comunidade académica; planear e implementar intervenções de promoção da atividade física mediante diagnóstico realizado; reduzir o sedentarismo na comunidade académica.

Metodologia:

investigação-ação desenvolvida numa Escola Superior de Saúde da região centro de Portugal. Amostragem não probabilística por conveniência. Este artigo descreve o 1º Ciclo desta investigação, no qual se realizou o diagnóstico de situação de prática de atividade física, com questionário de caraterização sociodemográfica, Questionário Global da Atividade Física e Focus Grupo. Elaborou-se um plano estratégico de promoção de atividade física e iniciou-se a implementação. Análise dos dados quantitativos através do Statistical Package for the Social Sciences, dos qualitativos seguiu-se os pressupostos de Bardin.

Resultados:

53,52% dos participantes eram ativos insuficientes, 24,65% inactivos; com média de tempo sentados 6,86 horas. No Focus Grupo sugeriram implementação de atividades em grupo e do “Gymbreak”.

Conclusão:

a conceção do plano assentou nos eixos de intervenção integrados na estratégia nacional para actividade física, respondendo às recomendações da Direção-Geral da Saúde e envolvendo ativamente a comunidade académica.

Palabras clave : exercício físico; promoção da saúde; instituições de ensino superior.

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