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Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

CARVALHAIS, Maribel et al. Estudantes de enfermagem relativamente à comunidade lgbt: conhecimentos, atitudes e competência cultural. RIIS [online]. 2020, vol.3, n.2, pp.61-73.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v3i2.95.

Enquadramento:

as atitudes, conhecimentos e competência cultural dos estudantes de enfermagem relativamente à comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros (LGBT) tem repercussões no acesso e na qualidade dos cuidados de saúde destas minorias sexuais. Investigações demostram que, apesar do aumento de informação os estudantes de enfermagem, apresentam défices significativos nesta área.

Objetivo:

conhecer as variáveis associadas aos conhecimentos, atitudes e competência cultural dos estudantes de enfermagem portugueses relativos à comunidade LGBT.

Metodologia:

estudo descritivo-correlacional, com amostra de conveniência de uma instituição de Ensino Superior da região norte de Portugal. A recolha de dados foi realizada através de um questionário on-line, composto por questões sócio-demográficas, questões de verificação de conhecimentos e o Questionário Multidimensional do Preconceito Polimorfo (Lopes, Oliveira, Nogueira, & Grave, 2016).

Resultados:

o estudo integrou uma amostra de 99 estudantes de licenciatura em enfermagem. Encontraram-se variáveis de risco para atitude discriminatória, como idade e ano académico, orientação heterossexual, residência em meios rurais, política de centro e falta de familiaridade com pessoas LGBT, bem como, associação com baixo conhecimento.

Conclusão:

podemos concluir que os estudantes de enfermagem demonstram necessitar de reforço de conhecimentos, para melhor adequação das atitudes e competências para lidar com a comunidade LGBT.

Palavras-chave : estudantes de enfermagem; conhecimento; atitude; minorias sexuais e de género.

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