SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Determinants in access to long-term care at homeThermal comfort in aviary workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

Print version ISSN 2184-1578On-line version ISSN 2184-3791

Abstract

OLIVEIRA, Isabel et al. Representação social da enfermagem de reabilitação: pensamento social dos enfermeiros. RIIS [online]. 2021, vol.4, n.1, pp.35-46.  Epub June 30, 2021. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v4i1.124.

Enquadramento:

a qualidade em saúde é uma tarefa multiprofissional, na qual a enfermagem de reabilitação acrescenta valor pelo que, a compreensão a sua a representação social, poderá proporcionar contributos relevantes para aumentar a visibilidade da profissão e promover mudanças nas práticas e nos contextos de prática clínica.

Objetivo:

descrever a representação social da enfermagem de reabilitação para os enfermeiros.

Metodologia:

estudo qualitativo, exploratório e descritivo, numa amostra não probabilística acidental com 110 participantes, tendo como população alvo enfermeiros. A recolha de dados foi efetuada através de um teste de associação livre de palavras, por meio eletrónico, aos enfermeiros da rede de contatos de uma instituição de ensino superior. O tratamento de dados foi realizado através do software informático IRAMUTEQ.

Resultados:

o núcleo central da representação social evidenciou as expressões autonomia, recuperação e cinesiterapia, reforçado pela primeira periferia - independência, treino de marcha e cuidar. Domínios emergentes ou competências comuns, como o exercício físico e a gestão, foram menos relevantes para a estrutura da representação social.

Conclusão:

Não se conseguindo construir dentro da profissão um pensamento social que traduza o mandato social da enfermagem de reabilitação, a população poderá igualmente não o alcançar, o que poderá ter implicações na procura em cuidados.

Keywords : enfermagem em reabilitação; psicologia social; enfermeiro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )