SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Intervenção de enfermagem e coping na transição para cuidador familiarAs vivências do paciente hospitalizado durante a pandemia covid-19: revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

NUNES, Ana et al. Intervenções de Enfermagem para a promoção da adesão à higienização das mãos em pessoas hospitalizadas: revisão narrativa da literatura. RIIS [online]. 2021, vol.4, n.1, pp.75-85.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v4i1.122.

Enquadramento:

durante o período de internamento hospitalar, os enfermeiros desempenham um papel fundamental na adesão às medidas de higienização das mãos (HM) por parte das pessoas doentes e seus familiares, potenciando a qualidade e segurança dos cuidados.

Objetivo:

sintetizar a evidência científica mais recente respeitante às intervenções de enfermagem focadas na promoção da adesão à HM em pessoas hospitalizadas e o seu impacte na prevenção de Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS).

Metodologia:

através da mnemónica PICOD, conduziu-se uma revisão narrativa da literatura na MEDLINE (PubMed), CINAHL (EBSCO) e Cochrane Library. Dois revisores independentes analisaram a relevância dos estudos, extraíram e sintetizaram os dados.

Resultados:

sete estudos foram incluídos na revisão final, publicados entre 2016 e 2018. Emergiram três temas centrais: intervenções de enfermagem focadas na promoção da adesão à HM por pessoas hospitalizadas; ii) adesão das pessoas à HM e prevenção de IACS; iii) a importância dos cuidados de enfermagem centrados na pessoa neste âmbito temático.

Conclusão:

intervenções isoladas não fomentam alterações comportamentais adequadas. Ainda que as intervenções educacionais sejam as mais recorrentemente utilizadas por enfermeiros, lembretes visuais, material informativo, distribuição de material e criação de momentos específicos para a HM são estratégias complementares que potenciam a eficiência e qualidade da intervenção.

Palavras-chave : higiene das mãos; enfermeiras e enfermeiros; assistência centrada no paciente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )