SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Nurse-led interventions to promote hospitalized patients’ adherence to hand hygiene: narrative reviewContributions of integrative therapies in the sexuality of women with breast cancer: scoping review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

Print version ISSN 2184-1578On-line version ISSN 2184-3791

Abstract

RODRIGUES, Cátia Rosas et al. As vivências do paciente hospitalizado durante a pandemia covid-19: revisão integrativa. RIIS [online]. 2021, vol.4, n.1, pp.87-97.  Epub June 30, 2021. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v4i1.132.

Enquadramento:

a COVID-19 trouxe mudanças nas dinâmicas hospitalares e consequentemente a necessidade de capacitar os profissionais de saúde. Os pacientes enquanto seres vulneráveis, durante a pandemia, experienciam vivências diferentes relacionadas com um novo vírus.

Objetivos:

conhecer a evidência científica sobre as vivências experienciadas pelos pacientes no internamento, durante a pandemia COVID-19.

Metodologia:

estudo de revisão integrativa da literatura através das bases de dados da EBSCO, com recurso aos descritores MeSh “patients”, “emotion” e “COVID-19”.

Resultados:

foram analisados 9 artigos e os dados das vivências apresentadas foram organizados em 5 categorias: emoções, comportamento, sentimento, processo de coping e crença. Acrescentando-se as dimensões onde o enfermeiro pode facilitar a vivência do paciente durante o internamento.

Conclusão:

os enfermeiros têm um papel fundamental no cuidado holístico à pessoa e funcionam como facilitadores no processo de transição saúde-doença dos pacientes devendo promover o seu desenvolvimento e capacitação com estratégias de coping para uma melhor gestão das emoções.

Keywords : cuidados de enfermagem; emoções; infeções por coronavírus; pacientes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )