SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Predictive factors of person decompensation in the emergency room author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

Print version ISSN 2184-1578On-line version ISSN 2184-3791

Abstract

LOURENCO, Marisa et al. Compromisso no autocuidado versus potencial para melhorar o autocuidado: Explanação do juízo clínico do enfermeiro. RIIS [online]. 2021, vol.4, n.2, pp.7-18.  Epub Dec 31, 2021. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v4i2.155.

Enquadramento:

as pessoas em situação de dependência funcional, devido a doença grave e ou agravamento de doença crónica, têm percursos diferentes no processo de recuperação. A tomada de decisão do enfermeiro para melhorar a autonomia da pessoa, está sujeita aos dados de avaliação do seu potencial de recuperação.

Objetivos:

identificar os pressupostos utilizados pelos enfermeiros para enunciar o juízo clínico: autocuidado comprometido versus o potencial para melhorar o autocuidado.

Metodologia:

estudo qualitativo. Os dados foram gerados em duas reuniões de focus grupo com onze enfermeiros, com experiência no cuidar da pessoa com dependência funcional e compromisso no autocuidado. Foram direcionadas algumas perguntas previamente estruturadas para facilitar a discussão. As reflexões foram gravadas em áudio e transcritas. Análise de conteúdo indutiva foi usada para identificar os temas emergentes. Utilizada a lista de verificação Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ).

Resultados:

a tomada de decisão dos enfermeiros depende: dos fatores que influenciam o potencial para melhorar as capacidades para o autocuidado de uma pessoa com dependência funcional, do domínio de influência desses fatores e dos pressupostos utilizados para avaliar as capacidades da pessoa com dependência funcional.

Conclusão:

a ausência de potencial de recuperação raramente pode ser deduzida. Pessoas sem comprometimento cognitivo ou com comprometimento cognitivo leve, apresentam maior potencial de recuperação.

Keywords : diagnóstico de enfermagem; autocuidado; dependência funcional; tomada de decisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )