SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Fatores preditivos de descompensação da pessoa em situação crítica no serviço de urgência índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

LOURENCO, Marisa et al. Compromisso no autocuidado versus potencial para melhorar o autocuidado: Explanação do juízo clínico do enfermeiro. RIIS [online]. 2021, vol.4, n.2, pp.7-18.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v4i2.155.

Enquadramento:

as pessoas em situação de dependência funcional, devido a doença grave e ou agravamento de doença crónica, têm percursos diferentes no processo de recuperação. A tomada de decisão do enfermeiro para melhorar a autonomia da pessoa, está sujeita aos dados de avaliação do seu potencial de recuperação.

Objetivos:

identificar os pressupostos utilizados pelos enfermeiros para enunciar o juízo clínico: autocuidado comprometido versus o potencial para melhorar o autocuidado.

Metodologia:

estudo qualitativo. Os dados foram gerados em duas reuniões de focus grupo com onze enfermeiros, com experiência no cuidar da pessoa com dependência funcional e compromisso no autocuidado. Foram direcionadas algumas perguntas previamente estruturadas para facilitar a discussão. As reflexões foram gravadas em áudio e transcritas. Análise de conteúdo indutiva foi usada para identificar os temas emergentes. Utilizada a lista de verificação Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ).

Resultados:

a tomada de decisão dos enfermeiros depende: dos fatores que influenciam o potencial para melhorar as capacidades para o autocuidado de uma pessoa com dependência funcional, do domínio de influência desses fatores e dos pressupostos utilizados para avaliar as capacidades da pessoa com dependência funcional.

Conclusão:

a ausência de potencial de recuperação raramente pode ser deduzida. Pessoas sem comprometimento cognitivo ou com comprometimento cognitivo leve, apresentam maior potencial de recuperação.

Palavras-chave : diagnóstico de enfermagem; autocuidado; dependência funcional; tomada de decisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )