SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Compromisso no autocuidado versus potencial para melhorar o autocuidado: Explanação do juízo clínico do enfermeiroImpacte da covid-19 na atividade física e qualidade de vida de doentes em reabilitação cardíaca índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

PINTO, Catarina et al. Fatores preditivos de descompensação da pessoa em situação crítica no serviço de urgência. RIIS [online]. 2021, vol.4, n.2, pp.19-27.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v4i2.147.

Enquadramento:

os sinais de deterioração clínica refletem, habitualmente, a falência do sistema respiratório, cardiovascular e/ou neurológico em contexto de urgência. É fundamental que os enfermeiros valorizem diversos sinais e sintomas que podem ser preditivos do agravamento da pessoa admitida no serviço de urgência (SU), de forma a diminuir a sua mortalidade e morbilidade.

Objetivos:

compreender a importância do enfermeiro na identificação/sinalização das pessoas em risco num SU e identificar os fatores preditivos de descompensação, reconhecidos pelos enfermeiros, nas pessoas no SU.

Metodologia:

estudo descritivo e exploratório de natureza qualitativa, através da realização de um Focus Group. Análise de conteúdo de acordo com Bardin (2016).

Resultados:

da análise dos dados evidencia-se a importância do “observar a pessoa” e a necessidade da “valorização dos dados” relacionados com “fatores comportamentais” e “fatores físicos”.

Conclusão:

ser enfermeiro no SU requer um elevado nível de competência, perícia e especialização, sendo este essencial na identificação dos sinais e sintomas de deterioração clínica. O Observar e a Valorização dos dados observados têm um enorme impacto na tomada de decisão do enfermeiro, promovem uma intervenção precoce com consequente redução da mortalidade e morbilidade da pessoa em situação crítica no SU.

Palavras-chave : enfermagem; avaliação em enfermagem; serviço hospitalar de emergência; sinais e sintomas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )