SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Fatores preditivos de descompensação da pessoa em situação crítica no serviço de urgênciaViolência doméstica contra a mulher: conhecimentos e atitudes do enfermeiro da urgência índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

DELGADO, Bruno; LOPES, Ivo; PEREIRA, Sandra  e  CARNEIRO, Luísa. Impacte da covid-19 na atividade física e qualidade de vida de doentes em reabilitação cardíaca. RIIS [online]. 2021, vol.4, n.2, pp.29-40.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v4i2.120.

Enquadramento:

a COVID-19 condicionou o normal funcionamento dos serviços de saúde, obrigando a uma restruturação na capacidade assistencial dos mesmos, especificamente das unidades de reabilitação cardíaca.

Objetivos:

avaliar o impacte da pandemia na qualidade de vida e nível de atividade física de doentes em programa de reabilitação cardíaca.

Metodologia:

estudo descritivo transversal. Foram contactados telefonicamente todos os doentes que tiveram de interromper o programa de reabilitação cardíaca hospitalar num hospital da zona norte do pais, avaliando o seu nível de qualidade de vida, com recurso ao questionário EURO-QoL 5D. O rastreio da prática de atividade física foi igualmente efetuado através de um questionário elaborado pelos autores para o efeito.

Resultados:

foram contactados 37 doentes, maioritariamente do género masculino (81%,1). A qualidade de vida percecionada é significativamente reduzida, sendo o cuidado pessoal o mais afetado. O índice médio de qualidade de vida obtido é de 0,850. Os doentes realizam um nível insuficiente de atividade física, com base nas recomendações europeias.

Conclusão:

os doentes que interromperam o programa de reabilitação cardíaca, apresentam um nível reduzido de qualidade de vida associado a uma gestão ineficaz do seu regime terapêutico, como consequência da pandemia.

Palavras-chave : COVID-19; reabilitação cardíaca; qualidade de vida; atividade física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )