SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Impacte da covid-19 na atividade física e qualidade de vida de doentes em reabilitação cardíacaTutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

OLIVEIRA, Isabel de Jesus et al. Violência doméstica contra a mulher: conhecimentos e atitudes do enfermeiro da urgência. RIIS [online]. 2021, vol.4, n.2, pp.41-51.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v4i2.159.

Enquadramento:

a violência doméstica afeta significativamente a saúde das mulheres e, em Portugal, é considerada um crime público. O serviço de urgência é um dos locais onde as vítimas recorrem, pelo que os enfermeiros possuem um papel importante na identificação e encaminhamento.

Objetivo:

identificar os conhecimentos, atitudes e barreiras dos enfermeiros do serviço de urgência na identificação e encaminhamento da mulher vítima de violência doméstica.

Metodologia:

desenho exploratório e descritivo, numa amostra não probabilística por bola de neve, constituída por 59 enfermeiros. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário online de autopreenchimento. Para o tratamento de dados recorreu-se ao IBM SPSS Statistic, versão 25 e ao QDA Miner 4 Lite.

Resultados:

dos participantes, 74,6% referem nunca ter tido formação nesta área, mas manifestam interesse em cursos/formações, já que consideram que é responsabilidade dos profissionais de saúde a identificação e encaminhamento destes casos. Identificam como principais barreiras o carácter privado da violência e a falta de protocolos de atuação nos serviços onde exercem funções.

Conclusão:

é necessário investir na formação dos enfermeiros dos serviços de urgência, para uma intervenção significativa junto destas mulheres, bem como a criação de protocolos de atuação.

Palavras-chave : serviço hospitalar de emergência; violência contra a mulher; conhecimentos, atitudes e prática em saúde; enfermeiros.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )