SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Domestic violence against women: knowledge and attitudes of emergency nursesAnxiety associated with family caregiver role in caring for the dependent person author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

Print version ISSN 2184-1578On-line version ISSN 2184-3791

Abstract

AUGUSTO, Cláudia et al. Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores. RIIS [online]. 2021, vol.4, n.2, pp.52-60.  Epub Dec 31, 2021. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v4i2.166.

Enquadramento:

as experiências pedagógicas que envolvem tutoria por pares têm sido cada vez mais diversificadas. No caso do ensino de enfermagem, a tutoria tem registado um aumento significativo. O presente estudo insere-se num Projeto de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - Tutorias por pares em contexto académico de Enfermagem (TutorParE). Tem como finalidade a promoção de estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras do desenvolvimento de competências académicas e transversais nos estudantes do ensino superior.

Objetivos:

analisar a experiência dos tutores sobre a tutoria académica no ensino de enfermagem.

Metodologia:

o estudo desenvolvido, qualitativo, exploratório e descritivo, envolveu onze estudantes tutores do 4.º ano do curso de licenciatura em enfermagem, numa Unidade Curricular do 1.º ano do curso.

Resultados:

emergiram duas categorias: (1) desenvolvimento pessoal e; (2) aprendizagem colaborativa. A estratégia de tutoria por pares foi considerada útil na aquisição de conhecimentos e de competências nos estudantes, facilitando o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem colaborativa.

Conclusão:

os achados reforçam a importância da adoção de práticas pedagógicas ativas e inovadoras, baseadas na tutoria por pares.

Keywords : tutoria; enfermagem; estudantes; aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )