SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Violência doméstica contra a mulher: conhecimentos e atitudes do enfermeiro da urgênciaAnsiedade associada ao desempenho do papel de cuidador familiar de pessoa dependente índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

AUGUSTO, Cláudia et al. Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores. RIIS [online]. 2021, vol.4, n.2, pp.52-60.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v4i2.166.

Enquadramento:

as experiências pedagógicas que envolvem tutoria por pares têm sido cada vez mais diversificadas. No caso do ensino de enfermagem, a tutoria tem registado um aumento significativo. O presente estudo insere-se num Projeto de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - Tutorias por pares em contexto académico de Enfermagem (TutorParE). Tem como finalidade a promoção de estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras do desenvolvimento de competências académicas e transversais nos estudantes do ensino superior.

Objetivos:

analisar a experiência dos tutores sobre a tutoria académica no ensino de enfermagem.

Metodologia:

o estudo desenvolvido, qualitativo, exploratório e descritivo, envolveu onze estudantes tutores do 4.º ano do curso de licenciatura em enfermagem, numa Unidade Curricular do 1.º ano do curso.

Resultados:

emergiram duas categorias: (1) desenvolvimento pessoal e; (2) aprendizagem colaborativa. A estratégia de tutoria por pares foi considerada útil na aquisição de conhecimentos e de competências nos estudantes, facilitando o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem colaborativa.

Conclusão:

os achados reforçam a importância da adoção de práticas pedagógicas ativas e inovadoras, baseadas na tutoria por pares.

Palavras-chave : tutoria; enfermagem; estudantes; aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )