SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutoresA família da criança com doença crónica no domicílio: emoções no cuidar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

SILVA, Marta et al. Ansiedade associada ao desempenho do papel de cuidador familiar de pessoa dependente. RIIS [online]. 2021, vol.4, n.2, pp.61-70.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v4i2.123.

Enquadramento:

a maioria dos cuidados prestados a pessoas dependentes em contexto de domicílio é assegurada por um cuidador, familiar da pessoa cuidada, que presta cuidados de forma não remunerada. Atualmente emergem preocupações crescentes com a sua saúde mental e a ansiedade e sobrecarga surgem, muitas vezes, associadas ao desempenho deste papel.

Objetivo:

analisar a relação entre as variáveis sociodemográficas, sobrecarga e ansiedade do cuidador.

Metodologia:

quantitativa, transversal, com amostra por redes, de 85 cuidadores. Utilizada a Escala de Sobrecarga do Cuidador e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress e os testes t de Student, Kruskal-Wallis e U Mann- Whitney.

Resultados:

os cuidadores possuíam uma idade média de 51.97 anos, eram maioritariamente do sexo feminino, casados e apresentavam escolaridade até ao terceiro ciclo. Constatou-se que 38.8% dos cuidadores apresentavam ansiedade. Os que revelavam maior ansiedade tinham entre 50 e 60 anos (p=0.023) e como escolaridade o ensino superior (p=0.009). Não existem diferenças estatisticamente significativas entre outras variáveis.

Conclusão:

a idade e a escolaridade parecem ter influência na ansiedade do cuidador. Uma vez que a ansiedade do cuidador pode ter repercussões na pessoa cuidada é de extrema importância intervir no sentido da prevenção e promoção da sua saúde mental.

Palavras-chave : ansiedade; cuidador familiar; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )