SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2A hospitalização domiciliária como fator facilitador no processo de transição saúde/doençaInfluência do rácio enfermeiro-utente na contenção física em psiquiatria: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

CONCEICAO, Andreia; SANTOS, Diana  e  RAPOSO, Vitor. A gestão do conhecimento em contexto hospitalar: uma scoping review. RIIS [online]. 2021, vol.4, n.2, pp.94-104.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v4i2.172.

Enquadramento:

a implementação da gestão do conhecimento nas organizações hospitalares é considerada um elemento essencial de uma boa governação, que permite dar resposta aos desafios que surgem diariamente com maior facilidade, efetividade e eficiência. Contudo, existem inúmeros fatores influenciadores da implementação deste conceito de interesse nas organizações hospitalares, sendo pertinente identificá-los.

Objetivo:

mapear os fatores que influenciam a implementação da gestão do conhecimento no contexto hospitalar pelos clínicos e pelos gestores em saúde.

Metodologia:

scoping review realizada segundo: Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews. Foi realizada uma pesquisa em bases de dados científicas sem restrição ao espaço temporal e nos idiomas português, inglês e espanhol. O processo de seleção de estudos, extração de dados e síntese da informação foi concretizado apenas por um autor.

Resultados:

através dos quatro estudos incluídos nesta revisão, foi possível identificar 16 fatores influenciadores da implementação da gestão do conhecimento em contexto hospitalar pelos clínicos e gestores em saúde.

Conclusão:

o mapeamento dos fatores influenciadores permite o desenvolvimento de estratégias organizacionais para potenciar ou colmatar os mesmos, tendo em vista ganhos em saúde e uma boa governação hospitalar. Também serão necessários mais estudos primários, essencialmente em contexto português.

Palavras-chave : gestão do conhecimento; hospital; profissionais de saúde; gestores de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )