SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Reabilitação da pessoa com amputação major de etiologia vascular: estudo exploratórioCuidar de uma família alargada numa abordagem colaborativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

LOPES, Sofia; SILVA, Bruna  e  ARAUJO, Fábio. Conhecimento de estudantes sobre a postura da cervical durante o uso do smartphone. RIIS [online]. 2022, vol.5, n.1, pp.23-32.  Epub 31-Maio-2022. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v5i1.174.

Enquadramento:

atualmente, estamos perante uma sociedade dependente dos smartphones. Os movimentos repetidos, a má postura e o uso excessivo, podem provocar disfunções músculo-esqueléticas.

Objetivo:

avaliar o conhecimento dos indivíduos sobre a postura da cervical na utilização do smartphone, determinar se existe associação entre a postura e o desconforto, e perceber a autoperceção dos indivíduos em relação à postura que utilizam.

Metodologia:

estudo analítico, em 318 estudantes, onde foi aplicado um questionário de caracterização. Utilizou-se um nível de significância 0,05.

Resultados:

52 indivíduos possuíram conhecimento sobre a melhor postura da cervical na utilização do smartphone e adotam-na. Houve associação entre ter conhecimento e adotar uma boa postura da cervical. Esta associação é estatisticamente significativa quando ajustada para a idade, IMC e escolaridade. Os estudantes que detinham conhecimento da postura cervical, ter tido o primeiro telemóvel entre os 8 e 10 anos foi fator de risco (OR=3,77), e utilizar o smartphone menos de 3 horas um fator protetor (OR=0,44).

Conclusão:

os indivíduos com conhecimento acerca de uma boa postura e a adoção da mesma aquando da utilização do telemóvel, revelam uma tendência para apresentar menos desconforto.

Palavras-chave : dor cervical; informação; auto perceção; tecnologia digital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )