SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1(Re) educación funcional respiratoria preoperatoria en personas con patología colorrectal: estudio de observaciónIntervención de enfermería centrada en el cuidador familiar en sobrecarga índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versión impresa ISSN 2184-1578versión On-line ISSN 2184-3791

Resumen

BASTOS, Fernanda et al. Representação do conhecimento em enfermagem - a família como cliente. RIIS [online]. 2022, vol.5, n.1, pp.81-95.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v5i1.213.

Enquadramento:

a família é o contexto privilegiado de cuidados de suporte à vida e saúde dos indivíduos. A abordagem sistémica da família tem, conceptualmente vindo a ganhar projeção. A Ontologia de Enfermagem, propõe uma estrutura onde os conceitos da disciplina e as suas relações são especificados, descrevendo uma representação formal do conhecimento de enfermagem.

Objetivos:

representar o conhecimento em enfermagem sobre a família como cliente dos cuidados, em três classes de itens de informação: dados, diagnósticos e intervenções.

Metodologia:

estudo qualitativo inferencial; realizada análise documental à parametrização do Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem - SAPE®, revisão da literatura e focus group.

Resultados:

na parametrização nacional constatou-se pouca visibilidade da família como unidade de cuidados bem como a ausência de representação dos modelos concetuais que suportam o conhecimento disciplinar. Na Ontologia de Enfermagem, o processo familiar engloba: organização do funcionamento da casa e edifício residencial; preparação da família para integrar um familiar dependente no autocuidado; preparação da família para a chegada do recém-nascido; e, planeamento familiar. Para cada domínio foram especificadas três classes de informações de enfermagem.

Conclusão:

Este estudo apresenta-se como um contributo para a formalização do conhecimento de enfermagem no domínio do Processo Familiar.

Palabras clave : enfermagem de família; sistemas de informação; bases de conhecimento; família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )