SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Cuidar culturalmente competente de famílias muçulmanas numa transição de desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

PINHO, Joana et al. Aplicação do modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar aos cuidados continuados. RIIS [online]. 2022, vol.5, n.2, pp.9-19.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v5i2.182.

Enquadramento:

o Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) reporta-se à relação entre os elementos da família que evoluem numa interação recíproca (Figueiredo, 2012). Dinâmico e flexível, permite a mobilização dos seus componentes nos diversos níveis de atuação do enfermeiro.

Objetivos:

identificar diagnósticos e intervenções dirigidas à família, no sentido de obter ganhos em saúde para a pessoa, tendo a família como parceira de cuidados.

Metodologia:

estudo de caso, em contexto de cuidados continuados, sendo o MDAIF o referencial teórico e operativo. Para a colheita de dados recorreu-se à análise documental dos registos do processo clínico e entrevistas à pessoa em situação de internamento, filha e genro. Foram considerados todos os princípios éticos.

Resultados:

identificou-se como diagnóstico que requereu intervenção: Processo Familiar Disfuncional, manifestado por Comunicação Familiar Não Eficaz, no âmbito da Comunicação Emocional. Recorreu-se à técnica de intervenção familiar sistémica - abordagens narrativas enquanto ação que concretiza a intervenção “Promover a comunicação expressiva das emoções”. A construção de uma nova narrativa transformou a desmotivação para a reabilitação num aumento da potencialidade de adesão, verificando-se evolução na

dependência de grau moderado para leve.

Conclusão:

o MDAIF pode ser aplicado tendo como alvo a pessoa e a família como contexto.

Palavras-chave : pessoa doente; família; modelos de enfermagem; cuidado de enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )