SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Culturally competent care of Muslim families in a developmental transitionRelationship between sociodemographic and professional characteristics and assertive behaviors of nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

Print version ISSN 2184-1578On-line version ISSN 2184-3791

Abstract

SILVA, Rodrigo; ALMEIDA, Joana; MARTINS, Maria  and  FERREIRA, Manuela. COVID-19: observação de uma força de trabalho. RIIS [online]. 2022, vol.5, n.2, pp.35-45.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v5i2.233.

Enquadramento:

a pandemia por COVID-19 implicou na indústria fortes medidas ocupacionais e individuais.

Objetivos:

avaliar a incidência de SARS-CoV-2 e cadeias de transmissão, controlar a propagação da doença e avaliar a presença de anticorpos anti SARS- CoV-2.

Metodologia:

estudo descritivo longitudinal prospetivo (ensaio laboratorial) conduzido após aparecimento de um caso de SARS- CoV-2 numa indústria de madeira da região Norte de Portugal. Participaram no estudo 873 trabalhadores (idade média: 41,77 anos, 50,4% homens). Foram implementadas medidas de isolamento e desinfeção dos espaços e rastreio à população trabalhadora, e uma combinação de testes serológicos e de RT-PCR.

Resultados:

o caso-índice tem link epidemiológico fora da referida indústria. 31 trabalhadores (3,55%) apresentaram resultado positivo nos testes serológicos, tendo sido sujeitos a teste RT-PCR, de que resultou um novo caso. Posteriormente, 31 trabalhadores, foram re-testados com testes serológicos, verificando-se 10 testes positivos para IgM e 2 para IgG.

Conclusão:

o teste serológico cujo resultado é positivo ou negativo, por si só, não deve constituir prova (exclusão) infeção. Para limitar a disseminação do vírus é crucial garantir o seu diagnóstico com teste RT-PCR. A associação promissora entre a IgG e a imunidade carece de melhor evidencia. Com as medidas implementadas foi possível controlar a disseminação da doença e promover o regresso ao trabalho.

Keywords : saúde ocupacional, SARS-CoV-2; COVID-19; testes serológicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )