SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2COVID-19: observação de uma força de trabalhoTratamento com perfusão subcutânea contínua de insulina na adolescência - a perceção materna índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

MACHADO, Dora; ALMEIDA, Assunção  e  TAVARES, João. Relação entre características sociodemográficas e profissionais e comportamentos assertivos dos enfermeiros. RIIS [online]. 2022, vol.5, n.2, pp.47-58.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v5i2.236.

Enquadramento:

comunicar assertivamente apresenta-se como uma habilidade social. É indispensável à prática de enfermagem, nomeadamente de saúde familiar, para assegurar o sucesso das relações com utentes, famílias e equipa.

Objetivos:

analisar a relação entre as características sociodemográficas e profissionais dos enfermeiros das Unidades de Saúde Familiar de um ACeS da região norte de Portugal e a adoção de comportamentos assertivos.

Metodologia:

quantitativa, do tipo transversal descritivo-correlacional. Amostra constituída por 66 enfermeiros. Dados recolhidos através de questionário eletrónico, constituído por duas partes: características sociodemográficas e profissionais e escala de avaliação de comportamentos assertivos dos enfermeiros.

Resultados:

os enfermeiros adotam frequentemente comportamentos assertivos com o utente e com a equipa multidisciplinar (4,860,65). Verificou-se uma relação estatisticamente significativa entre a experiência em outros serviços e o gosto pelo local de trabalho e a adoção de comportamentos assertivos. Evidenciou-se uma correlação positiva entre o tempo de serviço na carreira e a adoção de comportamentos assertivos.

Conclusões:

os elevados níveis de comportamentos assertivos evidenciados garantem uma prática eficaz e segura, para profissionais e utentes. As características profissionais, contrariamente às sociodemográficas, foram as que apresentaram mais relação com os comportamentos assertivos. Promover ambientes favoráveis à prática pode ser determinante para a assertividade dos enfermeiros.

Palavras-chave : comunicação; assertividade; enfermagem familiar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )