SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Intervenções desenvolvidas na gestão do luto em cuidados paliativos: scoping reviewPublicações científicas sobre enfermagem de família na pandemia: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

CORREIA, Inês  e  MARTINS, Maria Lurdes. Segurança no uso do medicamento no doente crítico: revisão integrativa da literatura. RIIS [online]. 2022, vol.5, n.2, pp.111-122.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v5i2.205.

Enquadramento:

o doente crítico está particularmente vulnerável à exposição a incidentes relacionados com medicação, devido à elevada complexidade de cuidados.

Objetivos:

analisar quais as intervenções de enfermagem que promovem a segurança no uso do medicamento no doente crítico.

Metodologia:

revisão integrativa da literatura. Foram selecionados os motores de busca PubMed, EBSCO, Scielo e B-On e incluídos na amostra nove artigos.

Resultados:

a complexidade dos doentes críticos, com situações clínicas vulneráveis e necessidade de múltiplas medicações em simultâneo, associados a stress e rácio enfermeiro-doente inadequado, resultam em erros de medicação. A equipa multidisciplinar deve estar a atenta a todas as fases da medicação, pelo que uma comunicação eficaz e centrada no doente é fundamental na segurança do medicamento.

Conclusão:

os enfermeiros, enquanto elementos-chave da prestação de cuidados ao doente crítico, têm um papel crucial na segurança no uso do medicamento. Todo o processo de prevenção de danos neste âmbito constitui um enorme desafio, que exige uma avaliação e monitorização minuciosas, sendo a sua responsabilidade garantir a prestação de cuidados seguros, eficientes e centrados nas necessidades do doente e família.

Palavras-chave : enfermagem; cuidados críticos; tratamento farmacológico; segurança do paciente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )