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Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

PONTE, Diana et al. Atitudes dos estudantes de enfermagem perante a pessoa com doença mental. RIIS [online]. 2023, vol.6, n.1, pp.35-48.  Epub 30-Abr-2023. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v6i1.227.

Enquadramento:

as atitudes dos estudantes de enfermagem perante a pessoa com doença mental podem influenciar as suas aprendizagens e o desenvolvimento de competências, comprometendo a prestação de cuidados como futuros enfermeiros.

Objetivo:

conhecer as atitudes dos estudantes de enfermagem perante a pessoa com doença mental e verificar a correlação existente entre a frequência das unidades curriculares de Saúde Mental e Psiquiatria e as suas atitudes perante a pessoa com doença mental.

Metodologia:

estudo quantitativo, descritivo-correlacional. Amostra de conveniência com 47 estudantes do curso de licenciatura em enfermagem de uma Escola Superior de Saúde da região norte de Portugal. Dados colhidos através de questionário on-line, constituído pelo Attribution Questionaire (AQ-27) (Sousa et al., 2008). Recorreu-se à análise estatística descritiva e inferencial, através do Statistical Package for the Social Sciences (versão 26).

Resultados:

verificou-se a presença de estigma moderado nas atitudes dos estudantes de enfermagem. Observaram-se diferenças estatisticamente significativas entre o semestre do curso sobre as categorias Irritação [X2 (3) =14,416; P=0,002], Perigosidade [X2 (3) =11,650; P=0,009] e Medo [X2 (3) =12,523; P=0,006] e Pena [F (3,43) = 5,471; P=0,003].

Conclusão:

o ensino teórico e prático revelou diminuição de atitudes estigmatizantes, bem como a experiência prévia em Saúde Mental.

Palavras-chave : atitude; estigma social; estudantes de enfermagem; doença mental.

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