SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Análise de conteúdo à parametrização portuguesa relacionada com o processo respiratórioNecessidades das famílias com membro portador de patologia neuromuscular: dimensão funcional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

MARTINS, Cátia; LIMA, Lígia  e  BASTOS, Celeste. Os enfermeiros face à COVID-19: conhecimentos, atitudes e perceção de risco. RIIS [online]. 2023, vol.6, n.1, pp.85-97.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v6i1.243.

Enquadramento:

a COVID-19 é uma doença infeciosa que pela sua alta transmissibilidade, rapidamente se tornou pandémica. Os profissionais de saúde, em especial os enfermeiros, têm maior risco de exposição pois encontram-se na frente de combate a esta pandemia.

Objetivos:

o estudo tem como objetivo explorar os conhecimentos, as atitudes, a perceção de risco e a perceção de proteção dos enfermeiros face à COVID-19, e possíveis associações entre estas variáveis.

Metodologia:

estudo descritivo, correlacional e transversal, baseado na aplicação de um questionário a uma amostra de 111 enfermeiros.

Resultados:

os resultados demonstraram um conhecimento satisfatório, média de respostas corretas de 68,8%; atitudes maioritariamente positivas, com um valor médio de 4,2 para um score total de 5; perceção de risco moderada com um valor médio de 5 para um score total de 10; perceção de proteção em função do equipamento de proteção individual moderada (M=2,5) e perceção de proteção em função do espaço físico também moderada (M=2,6) ambas para um score total de 5. Verificou-se uma associação entre o nível de conhecimento e atitudes mais positivas.

Conclusão:

estes resultados podem contribuir para identificar fatores que influenciam a prática dos enfermeiros, melhorando a qualidade da prestação de cuidados.

Palavras-chave : COVID-19; conhecimento; atitude; risco; enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )