SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Necessidades das famílias com membro portador de patologia neuromuscular: dimensão funcionalRiscos psicossociais: prevenção e controlo do stress ocupacional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

RAMOS, Sílvia et al. A efetividade do decúbito ventral na acute respiratory distress syndrome: revisão sistemática. RIIS [online]. 2023, vol.6, n.1, pp.111-124.  Epub 30-Abr-2023. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v6i1.231.

Enquadramento:

o decúbito ventral é uma prática clínica baseada na evidência que se encontra bem estabelecida em pacientes com Acute Respiratory Distress Syndrome submetidos a ventilação mecânica invasiva. Porém, existe parca evidência em pacientes não intubados. Face ao aumento da taxa de Acute Respiratory Distress Syndrome, emergiu a necessidade de conhecer a sua eficácia em pacientes não intubados.

Objetivo:

conhecer a efetividade do decúbito ventral no tratamento da Acute Respiratory Distress Syndrome em adultos não intubados.

Metodologia:

revisão sistemática fundamentada no manual de Joanna Briggs Institute, com recurso à estratégia PICO. Pesquisa realizada em agosto de 2021, nas plataformas de acesso Web of Science, PubMed e EBSCO Host. Seleção realizada após eliminação de duplicados, leitura do título, de resumos e textos integrais de acordo com o diagrama Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses.

Resultados:

identificaram-se 741 resultados, sendo sete os incluídos na revisão.

Conclusão:

O decúbito ventral precoce revelou-se vantajoso em pacientes não intubados com Acute Respiratory Distress Syndrome ligeira e moderada. É uma intervenção de risco em pacientes não intubados com Acute Respiratory Distress Syndrome grave. Foram identificados indicadores de mortalidade/ sobrevida, fisiológicos/ clínicos, de eventos/ efeitos adversos e indicadores funcionais como preditores de sucesso/ insucesso do decúbito ventral.

Palavras-chave : decúbito ventral; síndrome do desconforto respiratório; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )