SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Factores que influyen en la búsqueda de ayuda para los servicios de aborto en Mozambique índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versión impresa ISSN 2184-1578versión On-line ISSN 2184-3791

Resumen

FERREIRA, António et al. Efetividade do ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde. RIIS [online]. 2023, vol.6, n.2, pp.9-20.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v6i2.257.

Enquadramento:

a pandemia por SARS-COV2 condicionou o funcionamento das Instituições de Ensino Superior, levando à adoção de medidas para assegurar o processo de ensino, até então presencial, para uma tipologia de ensino não presencial síncrono.

Objetivo:

avaliar a efetividade do de ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde em resposta à pandemia, na perspetiva do estudante, e sua satisfação.

Metodologia:

estudo misto, descritivo e exploratório, com recolha de dados através de questionário online. A população-alvo são estudantes que transitaram para o ensino não presencial síncrono. Análise estatística com recurso ao programa SPSS®, versão 27.0 e análise de conteúdo de acordo com Bardin (2016). Cumpridos requisitos éticos.

Resultados:

participaram 48 estudantes que evidenciam menor nível médio de satisfação com o ensino não presencial síncrono em relação com o ensino presencial, sendo essa relação altamente significativa (t=3,09; p=0,003). A interação docente-estudante e estudante-estudante é considerada de menor qualidade, contudo, considera-se que o ensino não presencial síncrono demonstra efetividade na manutenção dos percursos formativos dos estudantes.

Conclusão:

as condições tecnológicas de acesso ao ensino não presencial síncrono foram consideradas adequadas, assim como o grau de efetividade, embora com menores níveis de satisfação relativamente ao ensino presencial.

Palabras clave : educação à distância; satisfação pessoal; estudantes de ciências da saúde; ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )