SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Fatores que influenciam a procura de ajuda dos serviços de aborto em Moçambique índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

FERREIRA, António et al. Efetividade do ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde. RIIS [online]. 2023, vol.6, n.2, pp.9-20.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v6i2.257.

Enquadramento:

a pandemia por SARS-COV2 condicionou o funcionamento das Instituições de Ensino Superior, levando à adoção de medidas para assegurar o processo de ensino, até então presencial, para uma tipologia de ensino não presencial síncrono.

Objetivo:

avaliar a efetividade do de ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde em resposta à pandemia, na perspetiva do estudante, e sua satisfação.

Metodologia:

estudo misto, descritivo e exploratório, com recolha de dados através de questionário online. A população-alvo são estudantes que transitaram para o ensino não presencial síncrono. Análise estatística com recurso ao programa SPSS®, versão 27.0 e análise de conteúdo de acordo com Bardin (2016). Cumpridos requisitos éticos.

Resultados:

participaram 48 estudantes que evidenciam menor nível médio de satisfação com o ensino não presencial síncrono em relação com o ensino presencial, sendo essa relação altamente significativa (t=3,09; p=0,003). A interação docente-estudante e estudante-estudante é considerada de menor qualidade, contudo, considera-se que o ensino não presencial síncrono demonstra efetividade na manutenção dos percursos formativos dos estudantes.

Conclusão:

as condições tecnológicas de acesso ao ensino não presencial síncrono foram consideradas adequadas, assim como o grau de efetividade, embora com menores níveis de satisfação relativamente ao ensino presencial.

Palavras-chave : educação à distância; satisfação pessoal; estudantes de ciências da saúde; ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )