SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Efectividad de la docencia no presencial sincrónica en la educación superior en saludEvaluación de la Implementación del Modelo de Seguimiento a Cuidadores Familiares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versión impresa ISSN 2184-1578versión On-line ISSN 2184-3791

Resumen

FREDERICO, Mónica  y  ARNALDO, Carlos. Fatores que influenciam a procura de ajuda dos serviços de aborto em Moçambique. RIIS [online]. 2023, vol.6, n.2, pp.21-37.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v6i2.258.

Enquadramento:

a procura de ajuda pressupõe um comportamento de busca ativa de informação, aconselhamento, tratamento ou suporte para responder a um problema reconhecido.

Objetivo:

perceber o processo de busca de ajuda para a interrupção da gravidez pelas adolescentes e jovens, as fontes de ajuda, e os fatores influenciadores.

Metodologia:

abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas às enfermeiras dos Serviços de Saúde Amigos dos Adolescentes e Jovens, das urgências de ginecologia e das maternidades de 8 unidades sanitárias das cidades de Maputo e Quelimane; foram entrevistadas igualmente 14 adolescentes e jovens que induziram aborto. Aos dados, foi feita uma análise de conteúdo.

Resultados:

a procura de serviços de aborto iniciou com a confirmação e reconhecimento da gravidez. As amigas e as irmãs constituíram as fontes iniciais e estímulos para a identificação do provedor para a interrupção da gravidez, depois de analisados os custos e benefícios de continuar ou terminar a gravidez; não perceção da suscetibilidade de ter uma gravidez precoce e a gravidade das suas consequências. Não conhecimento das fontes de ajuda e das leis; medo de exposição pública; falta de recursos financeiros; e o comportamento dos provedores serviram de barreiras neste processo.

Conclusão:

Há necessidade de uma maior divulgação dos serviços de saúde sexual e reprodutiva disponíveis, bem como promoção da educação sexual, para escolhas saudáveis.

Palabras clave : Moçambique; adolescentes; jovens; gravidez; aborto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )